segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A Biblioteca Pública


Quando pensamos em algo que é público, imediatamente associamos a algo desenvolvido e sustentado por um órgão superior que lhe destina verbas e é responsável pelas suas melhorias. Isso é verdade.

A Biblioteca pública e sua função

É um espaço que dispõe de serviços informacionais para toda comunidade, sendo possuidora de um vasto acervo com diversos assuntos.

Talvez muitos ainda hoje pensem em Biblioteca como deposito de livros, local onde é empoeirado, escuro, mas a Biblioteca não é isso (em muitas situações), ela está acima de tudo isso. É um lugar onde se encontra uma variedade de assuntos, pertinentes as necessidades de usuários. Já se foi o tempo onde quem tinha acesso as informações disponíveis no acervo das bibliotecas, eram as pessoas mais letradas, que detinham um nível alto de conhecimento. Hoje todos podem ter acesso a biblioteca, seja para para fazer uma visita e olhar a arquitetura do local, quanto para sentar-se em uma mesa de leitura e passar um bom tempo lendo um periódico, por exemplo.

Algo que sempre deve ser abordado e tem de ser, no curso de Biblioteconomia é o respeito aqueles que se utilizam dos serviços de uma biblioteca que são os usuários. O ambiente deve estar preparado para recebê-lo, mas certamente o ambiente (biblioteca) não funciona sozinha, então deve falar sobre o seu corpo (bibliotecários e demais funcionários), visando com isso, torna-la agradável e útil àqueles que a ela recorrerem.

Alex Salustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário