quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Computação em nuvem


O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

O requisito mínimo para utilizar esse serviço de armazenamento de documentos nas nuvens é possuir um computador compatível com os recurso disponíveis na internet.

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador. Na maioria das vezes o usuário não precisa se preocupar com o sistema operacional e hardware que está usando em seu computador pessoal, podendo acessar seus dados na "nuvem computacional" independentemente disso. As atualizações dos softwares são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário.

A maior desvantagem da computação em nuvem, vem fora do propósito da mesma, que é o acesso a internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados.


Exemplos de computação em nuvem

O SkyDrive é um serviço de hospedagem de arquivos que permite aos usuários carregar e sincronizar arquivos para um armazenamento em nuvem e acessá-los a partir de um navegador da Web ou o seu dispositivo local. É parte do Windows Live, gama de serviços online e permite aos usuários manter os arquivos privados, compartilhá-los com os contatos, ou tornar os arquivos públicos. O serviço oferece 7 GB de armazenamento gratuito para novos usuários. Armazenamento adicional está disponível para compra.

Dropbox é um serviço para armazenamento de arquivos, também baseado no conceito de computação em nuvem. A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza poderosas centrais de computadores que conseguem armazenar os arquivos de seus clientes ao redor do mundo. Uma vez que os arquivos sejam devidamente copiados para os servidores da empresa, passarão a estarem acessíveis a partir de qualquer lugar que possua acesso à internet. O princípio é o de manter arquivos sincronizados entre dois computadores que tenham o Dropbox instalado. Inicialmente, o Dropbox disponibiliza para um novo usuário 2 GB para armazenamento, se desejar mais espaço, o usuário terá de pagar por isso.

Estes recursos citados acima são importantes para o armazenamento de arquivos agora essa de computação em nuvem. É um meio prático e rápido tanto para armazenar como recuperar documentos. Auxilia muito como forma de prevenção quando, por exemplo, nossos computadores apresentam problemas e que precisam de formatação, ou quando o caso é mais grave, precisam de um novo HD ou outros tipos de consertos. Sabe-se também que ambos recursos de armazenamento de arquivos possuem os seus problemas, isso não se deve negar, tanto quanto as conexões da internet, quanto a questão da segurança em rede, mas eles também possuem os seus pontos positivos.


Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário